Centro de Guarapuava fica lotado no segundo dia de abertura parcial do comércio

Grande parte das filas estavam concentradas em agências bancárias

por guaranoticias

Atualizado às 08h45

Decreto Municipal nº 7842, anunciado no último sábado (04) pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, determinou a reabertura parcial do comércio guarapuavano a partir desta segunda-feira (06).

Sem anular os decretos estabelecidos anteriormente, a medida é uma forma de movimentar a economia do município durante a pandemia.

O distanciamento social, entretanto, ainda é mantido, sendo obrigatório para crianças, pessoas com 70 anos ou mais, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e gestantes e lactantes.

O documento também determina o uso massivo de máscaras, a partir de amanhã (08), para evitar a transmissão comunitária da COVID-19. O uso de proteção é obrigatório para: o uso de transporte público coletivo ou táxi; acesso aos estabelecimentos de funcionamento essencial; acesso aos estabelecimentos comerciais; e desempenho das atividades em repartições públicas e privadas.

Todavia, mesmo diante das determinações estabelecidas pela Prefeitura Municipal, muitas pessoas circularam pelas ruas da cidade nesta manhã sem proteção.

As agências bancárias foram os lugares mais procurados, em razão de hoje ser o 5º dia útil do mês, data em que várias pessoas recebem a aposentadoria. O que, consequentemente, levou inúmeros idosos às ruas para sacar o benefício.

“Eu tenho medo sim, mas não tem ninguém de confiança que possa vir receber por mim, o jeito era eu mesmo sair de casa”, explicou o aposentado Alcides Barbosa.

As lojas de tecidos e aviamentos, que, ao lado de restaurantes e lanchonetes, estão autorizadas a funcionar de segunda à sexta-feira, também apresentavam filas extensas.

O cumprimento das medidas, segundo o decreto, deve ser fiscalizado pelo: Procon, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Fiscalização Geral do Município, Agentes de Trânsito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

Foto: Amanda Crissi

Fonte: I Politica – acesso 08/04/2020 – https://i-politica.com/guarapuava/centro-de-guarapuava-fica-lotado-no-segundo-dia-de-abertura-parcial-do-comercio/

Comentários