16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR: Ocorrências de Sábado para Domingo

por guaranoticias

Atualizado às 07h56

 

OCORRÊNCIAS COM ENCAMINHAMENTO:

01- CORROMPER OU FACILITAR A CORRUPÇÃO DE MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS.

No dia 28 mar. 2020 às 07h00min na Rua Vicentin Jose Ferreira, Jordão, em complemento ao boletim de ocorrência de furto qualificado, a equipe continuou a procurar os autores, sendo que após diligências e uma denúncia, os autores seriam um jovem de 22 anos, um adolescente de 17 anos e outro jovem de 20 anos. Conforme a denúncia, dois indivíduos entraram na residência e o outro ficou na esquina para ver se naquele momento iria passar alguém ou a polícia. Deslocado até a localidade do Jordão na Rua Emilia F. da Cruz foi localizado o indivíduo de 22 anos, realizada a abordagem, porém não foi localizado nada de ilícito, mas o indivíduo confessou ter roubado a vítima de 56 anos, relatando também que com ele estavam outros dois masculinos que venderam o botijão de gás e um dos radinhos para um senhor de 70 ano. Deslocado até a residência desse senhor, onde fooram localizados os objetos. Localizado também diversos objetos de alto valor, os quais o mesmo não soube informar a procedência, não possuindo nenhuma nota fiscal dos produtos e tendo em vista que ele já foi preso em data anterior, também por receptação, inclusive tendo comprado dos mesmos autores. As buscas foram iniciadas para localizar os outros dois autores, e na rua Fortunato José de Carvalho Lima, Vila Jordão, os autores foram localizados, realizada a abordagem, nada de ilícito encontrado com os mesmos, questionados onde estaria o outro radio, Jacson relatou que estava na sua casa dentro do guarda roupa marrom enrolado em uma calça azul no fundo. Em contato com a genitora do adolescente, a qual autorizou a equipe realizar as buscas na residência, e localizado o outro radio no local em que o autor havia relatado. Diante dos fatos foi dada a voz de prisão para os três autores por roubo e corrupção de menor e para o senhor de 70 anos por receptação dos produtos roubados. Foi relatado os direitos constitucionais para todos e encaminhados com todos os outros objetos para a 14ª SDP para procedimentos cabíveis.

02 – INFRAÇÃO DE MEDIDA SANITÁRIA PREVENTIVA.

No dia 28 de mar. 202, às 20h24min, a equipe do Oficial CPU e CHOQUE, deslocaram até a Rua Vila Velha, Boqueirão, para atender uma ocorrência de Perturbação do Sossego, onde haviam cerca de 20 pessoas na garagem de uma residência perturbando a tranquilidade dos vizinhos com gritaria e algazarra. Chegando ao local, constatada a algazarra cerca de 50 metros longe da residência. Na casa em questão estava em andamento uma festa com aglomeração de pessoas na garagem, sendo que o local era aberto, de frente para a via pública e não possuía nenhum anteparo que bloqueasse a propagação do som. A proprietária da residência se apresentou para a equipe e identificada com 33 anos, a qual foi informada sobre a perturbação, orientada a encerrar a festa e a acompanhar a equipe até o 16º BPM. Os com vizinhos relataram as equipes que as festas são constantes e acontecem cerca de duas a três vezes por semana. A notificada e duas vizinhas noticiantes foram então encaminhadas ao 16º BPM para confecção do termo circunstanciado. Ressalta-se também que pelo momento crítico de combate e prevenção ao covid-19, a responsável pela residência estava infringindo medida sanitária, onde diversas pessoas estavam aglomeradas em um pequeno espaço físico.

03 – AMEAÇA.

No dia 28 mar. 2020, às 18h12min, uma equipe da Rádio Patrulha deslocou até a Rua Nelson Fanuchi, Alto Cascavel, segundo denúncia um homem estaria agredindo fisicamente a esposa e os filhos. Em contato com a vítima de 33 anos, a qual relatou que estava na casa de seus pais, quando seu esposo de 36 anos, foi até lá e tentou agredi-la fisicamente, porém foi impedido por

familiares, e antes de sair do local fez ameaças contra ela dizendo que atearia fogo na residência com a esposa e os filhos dentro. Enquanto a equipe conversava com a vítima, o agressor retornou ao local, o qual recebeu voz de prisão, informado de seus direitos e foi encaminhado para a 14ª SDP, para as providências cabíveis.

04 – INFRAÇÃO DE MEDIDA SANITÁRIA.

No dia 28 de mar. 2020, às 23h40min, uma equipe do Choque deslocou até a Rua Florinda de Mattos Martini, Bairro Cascavel, para atender uma ocorrência de Perturbação do Sossego, onde no local em contato com a proprietária da residência, uma senhora de 50 anos, a qual recebeu orientações da equipe sobre som alto e também sobre aglomeração de pessoas devido a pandemia covid 19, momento que pessoas que estavam na residência começaram a desacatar a equipe e vindo em direção a equipe policial, foi utilizado uma granada gl 307 para realizar a dispersão das pessoas, momento que o vizinho morador ao lado um senhor de 55 anos, relatou que não aguenta mais a perturbação dos vizinhos que é constante e gostaria de realizar a representação. As pessoas que estavam na festa se exaltaram contra a equipe e contra os vizinhos foi utilizado espargidor gl 108 max para dispersão. Diante dos fatos foram conduzidas as partes até 16º BPM para realização do termo circunstanciado.

05 – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.

No dia 28 de mar. 2020, às 21h00min, uma equipe da Rádio Patrulha deslocou até a Rua Elias Tratz, Alto Cascavel, para atender uma ocorrência de Violência Doméstica, no local em contato com uma senhora 40 anos, a qual relatou que chegou em casa e seu marido de 49 anos, sem motivos, começou a fazer ameaças de morte, caso ela chamasse a polícia iria matá-la, pois não tinha medo de ir preso, pois logo sairia da cadeia. Além da ameaça começou a difamá-la na frente de seus 4 (quatro) filhos, dizendo que ela saia para trabalhar, porém ia aprontar, após isso começou a proferir palavras de baixo calão. Relata ainda que o fato ocorrido na data de hoje é constante, não sendo a primeira vez. Diante dos fatos, a vítima foi orientada dos procedimentos, manifestando interesse na representação, foi dada voz de prisão ao indivíduo encaminhado até a 14ª SDP, para os procedimentos cabíveis.

06 – DESACATO/DESOBEDIÊNCIA/RESISTÊNCIA.

No dia 28 mar. 2020, às 22h48min, uma equipe da Rádio Patrulha deslocou até a Rua Pascoal Ranieri, Boqueirão, para atender uma ocorrência de Ameaça. No local a equipe entrou em contato com a solicitante, onde relatou que seu irmão estaria bastante agressivo, de posse de uma faca, teria agredido ela e seus pais e estaria realizando ameaças, e o indivíduo de 25 anos, estaria em via pública, a mais ou menos 30 metros da residência. A equipe realizou aproximação da pessoa indicada, chamando-o pelo nome, sendo redarguido pelo autor que não seria ele, tendo em vista a informação que o mesmo estaria armado, foi dada voz de abordagem, e solicitado que o mesmo colocasse as mãos na cabeça, a ordem não foi acatada, proferida voz de prisão ao indivíduo e com a aproximação da equipe o indivíduo veio a investir contra a equipe, sendo necessário o uso moderado da força para conter a injusta agressão, nesse momento um indivíduo identificado com 22 anos, também veio a investir contra a equipe, e vários populares se aglomeram em volta da equipe policial e tentaram agredir a equipe. Foi solicitado apoio via rádio. O autor de 25 anos proferiu diversas ofensas contra a equipe, em ato contínuo, chegaram as equipes em apoio, sendo então conseguido conter o indivíduo, qual ainda estava muito alterado, na tentativa de conter o indivíduo de 22 anos, o qual também estava muito agressivo, proferindo palavras de cunho pejorativo e ameaçando as equipes, foi necessário o uso moderado da força para a contenção e condução. Durante esses fatos ainda, um adolescente de 16 anos, veio a investir contra as equipes que estavam no apoio, desferindo socos e chutes na tentativa de arrebatar as pessoas contidas, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo. No camburão da viatura a pessoa de o indivíduo de 22 anos continuava a ameaçar as equipes e começou a bater com a cabeça na parte superior direita do camburão, vindo a danificar a viatura. Foram conduzidos vítimas e autores para a 14ª SDP para os procedimentos de polícia judiciária. Durante a confecção do boletim de ocorrência, o indivíduo continuou com impropérios e ameaças para a equipe dizendo que ser do “PCC” e que iria matar os policiais em suas residências. A equipe indagou aos conduzidos se estariam lesionados devido ao imbróglio ocorrido e se necessitavam de atendimento médico, sendo informado pelos três que não estariam

machucados e que não havia necessidade de atendimento médico. A solicitante relatou que seu irmão teria investido contra ela com socos, chegando a acertar a sua boca, proferindo palavras de baixo calão e ameaçando-a de morte. A genitora do autor, relatou que ele teria pego em seu braço esquerdo de forma agressiva, deixando marca, estando todo momento em posse de uma faca e realizando ameaças. O adolescente de 16 anos, foi assistido por sua tia, isso devido a impossibilidade de localizar a sua genitora. Por derradeiro, foram repassadas as informações a autoridade competente e entregue os autores na referida delegacia de polícia.

OCORRÊNCIAS SEM ENCAMINHAMENTO:

01 – FURTO QUALIFICADO.

No dia 28 mar às 04h50min na Rua Vicentin José Ferreira, Jordão, relatou o solicitante de 56 anos, que pessoas arrombaram sua casa e furtaram um botijão de gás, gêneros alimentícios entre outros bens, o solicitante não soube informar características e nem quantas pessoas seriam, pois tem problemas visuais e toma remédio controlado. Segundo informação dos vizinhos foi visualizado um indivíduo usando camiseta branca e calça jeans de posse de um botijão de gás, que tal indivíduo tomou rumo ignorado após percebera presença do solicitante e de outros moradores. Orientado as medidas cabíveis.

02 – ESTELIONATO.

No dia 28 mar. 2020 às 09h15min, na Rua Cristalina, Santana, no local em contato com a vítima de 69 anos, o qual relatou que chegou na sua residência uma pessoa (cigano), o qual se aproveitou da inocência da vítima falando que algumas pessoas teriam feito macumba para ele e que ele precisava desfazer tal macumba. Sendo que logo em seguida pegaram a quantia de R$1.000,00 (Hum mil reais) e se evadido em uma caminhonete S10 prata de placa AYE-2381 em rumo ignorado. Foram realizadas buscas porém não foi localizado. Foi então orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

03 – ROUBO.

No dia 28 de mar. 202, às 15h38min, uma equipe da rádio patrulha deslocou até a Rua Avestruz, Boqueirão, no local um adolescente de15 anos relatou que estava no parque do lago, momento em que um homem deu voz de roubo, levando seu celular, uma caixa de som e uma blusa. Allan relatou que o autor estava de calção vermelho e camiseta azul, que possivelmente estava armado com arma de fogo, se evadindo em rumo ignorado. Feito patrulhamento, porém não localizado o autor. Orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO:

1- ATENDIMENTO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO.

No dia 28 de mar. 2020, às 16h40min, a equipe do Plantão de Acidentes deslocou até a Estrada Municipal Vereador Benedito de Paula Louro, no Distrito do Guairacá, no local a camionete FIAT/STRADA FIRE FLEX, conduzida por um masculino de 43 anos, transitava pela Estrada Municipal sentido BR-277/Distrito Guairacá quando, no momento em que estava distante aproximadamente 7 KM da BR-277, se envolveu em colisão frontal com o automóvel VW/NOVO VOYAGE CL MBV, conduzido por um masculino de 30 anos, que transitava pela mesma via, porém em sentido contrário ao da camionete. Em ato contínuo o automóvel VW/NOVO VOYAGE atingiu o automóvel I/FORD/FIESTA SD 1.6LSEA, que transitava na mesma via e sentido do automóvel VW/NOVO VOYAGE transitando imediatamente atrás deste. Do evento resultaram em ferimentos na condutora da camionete e nos passageiros do automóvel VW/NOVO VOYAGE uma jovem de 21 anos e uma criança de 05 anos, os quais foram socorridos pelo SAMU e encaminhados até a UPA do BATEL. Também resultaram em danos materiais de média monta na camionete FIAT/STRADA FIRE FLEX, danos materiais de média monta no automóvel VW/NOVO VOYAGE e danos materiais de pequena monta no automóvel I/FORD/FIESTA SD. Realizadas as consultas operacionais não foram constatadas restrições/irregularidades relacionadas aos veículos e aos condutores. Diante dos fatos a camionete foi liberada para o filho do condutor e os automóveis foram liberados para seus respectivos condutores.

OCORRÊNCIAS EM OUTROS MUNICÍPIOS OU LOCALIDADES:

01 – DESAPARECIMENTO DE CRIANÇA EM PITANGA.

No dia 28 mar. 2020 às 00h30min, compareceu na sede da 3ª Cia, uma senhora de 55 anos, acompanhada de Conselheiros Tutelares, e passou a relatar que por volta das 00h30min percebeu que sua neta a pessoa de nome Isabelly França de Melo dos Santos, 11 anos, saiu de sua residência e até o presente momento não retornou, sendo que a mesma trajava: blusa de moletom de cor bege e calça jeans, a senhora relatou ainda que também notou que Isabelly levou duas mochilas com roupas. Relatou ainda que tentou contato com parentes para saber do seu paradeiro, contudo não logrou êxito em localizá-la, e que a mesma usou o seu aparelho celular para conversar com outra adolescente, em uma mensagem dizia que iria esperar a avó dormir para sair da residência. Diante dos fatos foi confeccionado o boletim de ocorrência e orientado a solicitante. O BOU foi encaminhado a 45ª DRP para os demais procedimentos.

02 – DESAPARECIMENTO DE PESSOA PITANGA.

No dia 28 mar. 2020 às 08h00min, compareceu na sede da 3ª Cia um senhor de 34 anos, acompanhado de Conselheiros Tutelares, e o mesmo passou a relatar que por volta das 08h00min percebeu que sua filha Ana Carolina de Goes Furtuoso, 14 anos, teria saído da residência, sendo que a mesma trajava shorts jeans e camiseta de cor rosa, e até o presente momento não retornou à residência. Relata ainda que tentou contato com Ana Carolina por meio de ligações bem como com parentes e amigos para saber de seu paradeiro, contudo não logrou êxito em localizá-la. Diante dos fatos foi confeccionado o boletim de ocorrência, orientado o solicitante e encaminhado a 45ªDRP para os demais procedimentos cabíveis.

03- ROUBO EM PORTO BARREIRO.

No dia 28 mar. 2020 às 10h30min em Porto Barreiro, Linha Volf, relatou a vítima de 33 anos, que por volta das 10h30min observou que os cachorros estavam latindo muito, quando saiu do interior da residência pela porta da cozinha encontrou sua criança vindo para dentro da residência com duas pessoas encapuzadas, e que uma delas segurava a criança pela camisa na parte das costas, vindo a anunciar o roubo, falando “não queremos machucar ninguém queremos arma e dinheiro”. A vítima observou que o segundo indivíduo estava de arma em punho, sendo uma arma curta, o qual não soube precisar o modelo, a vítima informou que não tinha dinheiro na residência, perguntaram pelo marido da mesma, esta respondeu que estava na cidade trabalhando, a vítima informou onde estava o revólver TAURUS cal.38, e ainda uma espingarda cal.32, que estava desmontada. A vítima e seu filho foram trancados no banheiro e os indivíduos empreenderam fuga, jogando sua bolsa na estrada. Posteriormente localizada pelo seu cunhado, onde foi notada a falta de um cartão de banco em seu nome. Informou ainda que os indivíduos tinham estatura média, magros e pele morena. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos.

04 – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO, ACESSÓRIO OU MUNIÇÃO – USO PERMITIDO EM PALMITAL .

No dia 28 de mar. 2020, às 20h00min, a equipe policial deslocou até a Localidade Rio da casa, Zona Rural, aonde denúncias chegaram a Policia Militar que um residente na localidade Rio da Casa, Zona Rural do Município de Palmital, com 61 anos de idade, estaria sempre armado com um revólver ameaçando vários moradores da região, conforme boletim de ocorrência confeccionado em outra data, inclusive comprando mantimentos e animais porém não pagava e fazia com que as pessoas lhe vendessem novamente mediante ameaça. A equipe ROTAM realizou diligências até a residência do indivíduo, o qual ao perceber a presença da equipe pulou uma janela dos fundos da casa, e logo foi abordado. O mesmo estava de posse de uma arma de fogo do tipo revólver, capacidade para seis disparos, da marca S&W, cal.44, carregado com 04 munições intactas da marca CBC. Diante dos fatos arma munições e autor foram conduzidos ate a Delegacia de Palmital para as demais providências legais.

05 – ESBULHO POSSESSÓRIO EM LARANJEIRAS DO SUL.

No dia 28 de mar. 2020, às 20h30min, a equipe policial recebeu ligações anônimas informando que estavam invadindo um terreno da prefeitura situado na Rua São Lucas, Bairro São Miguel. Solicitado apoio da equipe de Cantagalo e deslocado até o local para verificação. No local foi visualizado em torno de 40 pessoas, que estavam construindo barracos de lona. Em conversa com eles foram orientados para que retirassem os barracos ainda em construção, porém queriam que fossem tomadas medidas quanto às novas moradias para eles. Devido a aglomeração de pessoas e o efetivo reduzido, as equipes se retiraram. Naquele momento e conforme orientação, retornaram com apoio policial das equipes de Cantagalo, Rotam, Virmond, Porto Barreiro, Marquinho e Rio Bonito Do Iguaçu. No local em conversa com um representante da prefeitura, e algumas pessoas que se identificaram ser porta voz do grupo, entraram em comum acordo e concordaram em se retirar do local juntamente com seus pertences.

06 – FURTO QUALIFICADO EM PRUDENTÓPOLIS.

No dia 28 de mar. 2020, às 20h45min, na rua Marechal Deodoro, Centro, a equipe realizava patrulhamento quando visualizou uma pessoa em atitude suspeita, realizada a abordagem do indivíduo, o qual possuía as mesmas características de uma pessoa flagrada pelas câmeras de segurança de um consultório odontológico, alvo de furto em data anterior. Indagado sobre o fato, o indivíduo assumiu ser o autor do furto e indicou o local aonde os objetos foram escondidos. Localizados em uma bolsa duas caixas sendo uma de metal com 50 equipamentos odontológicos e outra caixa de acrílico com 18 alicates odontológicos, duas turquesas e duas chaves de fenda que foram utilizadas pelo autor no cometimento do furto. Foi entrado em contato com a vítima do furto que reconheceu os objetos encontrados. Proferida voz de prisão ao indivíduo e encaminhado à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

07 – AMEAÇA EM LARAJEIRAS DO SUL.

No dia 28 de mar. 20, às 21h15min, equipe policial estava em patrulhamento na Beira/Rio – Zona Rural, quando foi abordada um casal de senhores, os relataram estar passando por diversos problemas com o neto. Segundo relato dos solicitantes, o adolescente mora com os avós, pois sua mãe faleceu e, o jovem tem problemas com o pai. O adolescente frequentemente ameaça os avós, chamando a avó por diversas palavras de baixo calão. Os avós observaram que o jovem chegou embriagado em casa, e começou a agredir a família, falando que ia matar os avós, que ia colocar fogo na casa, que ele era menor de idade, e por isso não dava nada. Enquanto a equipe coletava as informações, populares informaram a família que o adolescente ateou fogo na residência. Diante dos fatos, a equipe policial deslocou até a residência, acompanhada dos solicitantes, de imediato acionando o corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul. Ao chegar no local, foi possível observar a casa inteira em chamas. Momento que o tio do adolescente, informou ter visto o sobrinho a alguns metros do local dos fatos. A equipe logrou êxito na localização do menor. Dada voz de abordagem ao adolescente, o qual jogou uma faca que estava em sua mão, numa valeta. Diante dos fatos foi apreendido o adolescente e encaminhado direto para o destacamento policial, para sua proteção, aja vista o receio de este ser linchado pelos populares que estavam no local. O procedimento foi acompanhado por um Conselheiro Tutelar. Após a confecção do boletim de ocorrência no destacamento policial, o adolescente e seus avós foram encaminhado para à Delegacia de Laranjeiras do Sul.

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ALM

Comentários