16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR: Ocorrências de Domingo para Segunda

por guaranoticias

Atualizado às 09h25

OCORRÊNCIAS COM ENCAMINHAMENTO:

01 – PERTURBAÇÃO DO TRABALHO OU SOSSEGO ALHEIO.

Por volta das 03h15min do dia 12 de abril de 2020, as equipes deslocaram até a Rua Guaíra, Centro, atendendo uma solicitação do COPOM que no endereço supracitado estaria ocorrendo “perturbação do sossego”, em um restaurante. A equipe permaneceu defronte ao local por aproximadamente 5 (cinco) minutos, onde constatou o som com volume excessivamente elevado. A equipe fez um prévio contato visual através da porta de vidros, visualizando um homem, posteriormente identificado com 31 anos, o qual em atitude de reprovação acenou com os braços e cabeça e retornou ao interior do estabelecimento. Momento que as equipes escutaram movimentação do tipo “correria” e gritos, de uma pessoa do sexo feminino, momento em as equipes solicitaram apoio das demais equipes policiais, temendo que estivesse ocorrendo algo ilícito de maior gravidade. Realizado o cerco ao estabelecimento e localizado na parte lateral uma janela sem os vidros a qual estava apenas encostada um tapume. Momento em que foi acessado ao estabelecimento pela referida janela e visualizado 4 pessoas do sexo masculino e uma do sexo feminino, e nesse momento essas pessoas começaram a ofender as equipes policiais, mesmo antes dos policiais verificar o que de fato estava ocorrendo. As pessoas posteriormente identificadas foram dois masculinos de 25 anos, começaram a desacatar as equipes policiais, e a todo momento um dos indivíduos segurava um aparelho celular no intuito de intimidar as equipes policiais, dizendo que estava filmando a ação policial. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos dois, os quais resistiram a prisão e investiram contra os policiais com o uso de força física, sendo necessário uso da força moderado e técnicas de imobilização. Momento em que a mulher presente, identificada com 27 anos, tentou impedir a condução dos mesmos agredindo um policial, sendo necessário o uso de técnica de imobilização para cessar a injusta agressão, e contê-la, mesmo contida desacatou os policiais e continuava agressiva. Diante dos fatos os envolvidos foram encaminhados juntamente com o equipamento de som para a 14ª SDP para os procedimentos cabíveis.

02 – LESÃO CORPORAL VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.

Por volta das 21h40min do dia 11 de abril de 2020, a equipe foi acionada via COPOM, para deslocar até a Rua Augusto Kruger, Jd das Américas, onde informado pela solicitante que um indivíduo de 46 anos estaria agredindo sua esposa de 42 anos, com socos e ameaçando- a com uma faca e sufocando com as mãos seu filho de 21 anos, o qual chegou na residência e teria entrado em luta corporal com seu genitor no intuito de salvaguardar a integridade de sua mãe. Durante a luta corporal, o pai acabou desferindo golpes de faca no filho, ferindo-o no tórax, braço e perna esquerda. Quando a equipe policial chegou no local o jovem estava imobilizando o pai no chão, momento em que a equipe deu voz de prisão ao autor. Foi acionado a equipe do SAMU, para socorrer o jovem, o qual foi encaminhado a UPA do Batel para procedimentos. Devido a luta corporal entre pai e filho resultou em lesões no rosto do pai e tórax, sendo que o mesmo foi encaminhado pela equipe CPU até a UPA para avaliação médica, e após a avaliação este foi entregue na 14ª SDP para os procedimentos. Foi apreendido no local a faca usada pelo autor, e entregue na delegacia.

03 – VIAS DE FATO.

Por volta das 17h40min do dia 12 de abril 2020, na rua Expedicionário Luiz Sávio, Primavera, estaria ocorrendo uma rixa, no local a equipe Rotam, entrou em contato com um jovem de 20 anos, o qual relatou que teria ido a um bar para comprar bebidas e nesse bar estava um homem de 26 anos, o qual já teve um desentendimento anteriormente, e que o indivíduo lhe deu um empurrão, ação revidada com uma pedra, acertando a boca do indivíduo causando uma lesão. Momento em que começou a briga, momento em que o indivíduo foi até sua residência e apanhou um machado e teria o ameaçado. Diante dos fatos ambos foram encaminhados até o cartório do 16ºBPM para confecção do Termo Circunstanciado com o machado apreendido. A vítima foi encaminhada pelo oficial CPU, até o upa para atendimento médico e posteriormente para os encaminhamentos legais.

04 – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE.

Por volta das 19h15min do dia 12 de abril 2020, rua Belchior Dias Moreira, bairro Primavera, uma senhora de 30 anos, entrou em contato via 190 informando de uma situação de lesão corporal. No local, a equipe encontrou um homem 27 anos, caído ao chão com diversos golpes de faca pelo corpo. Acionada a equipe do SAMU, os quais constataram o óbito do cidadão. Em diálogo com a solicitante, a qual informou que o seu namorado, entrou em luta corporal com a vítima, e lhe desferiu diversos golpes de faca, se evadindo do local logo após o ato criminoso. Em patrulhamento, a equipe Rotam, logrou êxito na abordagem do autor de 29 anos, o qual falsamente se identificou com outro nome, porém não logrou êxito em sua investida, sendo reconhecido por meio de suas tatuagens e marcas de sangue em suas mãos. Junto com ele se encontrava um jovem de 21 anos, o qual indicou o local onde tinham escondido o objeto do crime, e localizada uma blusa preta em um terreno baldio, na Rua Tangara, bairro Conradinho, bem como foi localizada uma faca de caça com cerca de 20cm e cabo de madeira, que estava escondida, na Rua do Condor x Rua Leonardo Valente Hicz. As partes foram encaminhadas até a 14° SDP para realização dos procedimentos cabíveis. Em diálogo com o autor, o mesmo relatou que cometeu o crime em razão da vítima ter assediado sua companheira. O autor e o jovem de 21 anos foram conduzidos até a 14ºSDP, para procedimentos cabíveis.

05 – CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL.

Por volta das 23h45min do dia 12 de abril de 2020, na Rua dos Desenhistas, Morro alto a equipe Rotam durante patrulhamento avistou um indivíduo em atitude suspeita adentrando no endereço supracitado, realizada a abordagem e identificado com 39 anos, e em consulta via operacional, constou um mandado de prisão em seu desfavor, expedido pela Vara de Execuções Penais de Guarapuava. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao indivíduo e encaminhamento à carceragem da 14ª SDP, aonde ficou a disposição da justiça.

06 – CONDUZIR VEICULO AUTOMOTOR COM CAPACIDADE PSICOMOTORA ALTERADA.

Por volta das 22h20min do dia 12 de abril de 2020, na Rua Silvino Pereira da Silva, Bairro dos Estados, segundo o solicitante um veículo teria perdido controle e estava parado no trilho do trem. No local foi encontrado o veículo parado, e um senhor de 51 anos com sinais de embriaguez, porém por ser dentro do pátio de uma empresa e não ter ocorrido nenhum dano, o condutor do veículo foi orientado a chamar alguém que tivesse condições de dirigir, para tirar o veículo do local. A equipe dirigiu-se até a via pública para confeccionar o boletim, momento em o senhor de 51 anos passou com o veículo em frente a equipe. Foi realizada a abordagem e perguntado se ele gostaria de realizar o teste do etilométrico, o qual obteve 0,85mg/l, como resultado. O mesmo foi encaminhado para a 14ª SDP e o veículo foi entregue em sua residência.

OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO:

01 – ATENDIMENTO DE ACIDENTE.

Por volta das 04h40min, do dia 11 abr. 2020, uma equipe policial deslocou até a Rua Santa Catarina, Bairro dos Estados, onde o veículo PEUGEOUT/206, colidiu com um poste de iluminação pública. No local o autor do sinistro não se encontrava ou qualquer outro responsável, razão pela qual o veículo foi removido do local e recolhido ao pátio do 16º BPM. Foram lavradas as notificações cabíveis.

02 – AFASTAR DO LOCAL DO ACIDENTE PARA FUGIR DA RESPONSABILIDADE.

Por volta das 17h40min do dia 12 de abril de 2020, na Rua Wilson Luiz Silvério Martins, Santana, onde segundo o relato do solicitante de 30 anos, seu veículo GM/Corsa, estava estacionado na rua Floriano Guiné, bairro Santana, quando um veículo VW/Gol BGV 3811, conduzido por um jovem, posteriormente identificado com 20 anos de idade, colidiu na traseira de seu veículo causando danos na lanterna traseira esquerda, segundo o solicitante, tentou abordar o condutor porém este fugiu do local, sendo localizado na avenida Wilson Luis S. Martins, proximidades do colégio Rui Barbosa. O autor tentou evadir-se com o veículo novamente, o que causou danos no veículo Corsa na porta dianteira esquerda e para-lamas, e no Gol no farol lado direito e para-lamas. Segundo o autor, o solicitante o agrediu com duas “ripadas”. A equipe realizou consulta dos veículos sendo que ambos se encontravam com documentação em dia, em consulta aos condutores constatado que o condutor do Gol e autor dos fatos, não era habilitado. Solicitado que ambos os condutores realizassem o teste etilometrico, o solicitante apresentou resultado 0,00 mg/l, e o autor 0,84 mg/l. Diante dos fatos dada voz de prisão e conduzidas as partes a 14ªSDP, para lavratura do boletim de ocorrência e procedimentos cabíveis.

OCORRÊNCIAS EM OUTROS MUNICÍPIOS OU LOCALIDADES:

01 – DESACATO / DESOBEDIÊNCIA / RESISTÊNCIA EM LARANJEIRAS DO SUL.

Por volta das 20h45min, do dia 11 abr. 2020, uma equipe policial durante patrulhamento pela AV. Álvaro Natel de Camargo, bairro São Miguel, onde a equipe visualizou uma aglomerarão de pessoas em via pública, proferida a voz de abordagem, e após durante busca pessoal a um indivíduo, o mesmo passou a desacatar a equipe, sendo então dada voz de prisão ao mesmo, o qual investiu contra a equipe, com chutes e socos, sendo necessário uso de força moderada para poder conduzi-lo, o qual continuava a se debater dentro da viatura, nas grades do camburão, e passou a ameaçar a equipe. O autor foi conduzido até a 2ª Cia PM para lavratura do boletim de ocorrência, posteriormente autor e o policial militar foram conduzidos até a casa hospitalar para lavratura do laudo de lesão corporal, devido a lesões no momento da contenção e após encaminhado novamente o autor até a 2ª SDP para os procedimentos cabíveis.

02 – DISPARO DE ARMA DE FOGO EM LARANJEIRAS DO SUL.

Por volta das 18h30min do dia 12 de abril de 2020, a equipe deslocou até o hospital São Lucas, e em contato com uma senhora de 41 anos, a qual relatou que seu amásio de 53 anos, estava em frente à residência, na garagem, quando um veículo camionete branca, com dois indivíduos, estacionou em frente a sua residência e um indivíduo chamou pelo seu amásio, e efetuou três disparos contra ele, o mesmo caiu ao chão e foi socorrido pela filha. Não foi possível coletar relato da vítima pois estava realizando cirurgia. Repassado os fatos aos demais órgãos competentes. Realizado patrulhamento, porém não foram localizados os suspeitos.

03 – DISPARO DE ARMA DE FOGO/ POSSE DE ARMA FOGO EM LARANJAL.

No dia 12 de abril de 2020, às 20h18min, relatou o solicitante de 26 anos, que na localidade de Chapadão em Laranjal, ocorreu uma discussão com seu irmão de 39 anos e por volta das 18hr

ele foi até sua propriedade e efetuou disparos de arma de fogo e se evadiu. Relatou ainda, que ao perceber que seu irmão estava chegando fugiu com sua família para casa de parentes até que mesmo fosse embora. Em ato continuo a equipe deslocou até casa da vítima e de posse das informações iniciou buscas atrás do suspeito o qual foi localizado próximo a sua residência dormindo dentro do seu veículo, o qual foi abordado e localizado um revólver Trazer Smith & Wesson, cal.38, inoxidável com 02 munições intactas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão e encaminhado até a 44° Delegacia de Palmital para as medidas cabíveis

04 – FURTO QUALIFICADO EM ENTRE RIOS.

Por volta das 12/04/20 entre 11h00min e 20h00min, na estrada Rural de Taguá, Entre Rios, informou o solicitante de 31 anos, que trabalha em uma Fazenda e que se ausentou e ao retornar próximo das 20h00min encontrou a porta da residência arrombada, sendo subtraída do interior uma TV 43 pol. marca LG, também foi arrombado um galpão e subtraído vários defensivos agrícolas, sendo: 5 frascos de 5kg cada produto Twister12 pacotes 700grs cada produto Hussar,

3 galões 5lts cada produto Priori Xtra1 galão 5lts produto Spot SC, 10 frascos 1lt cada produto Karate Zeon,1 galão 5lts TA Gold. O solicitante não soube informar sobre suspeitos. Se fez presente o responsável pela Fazenda, filho do proprietário com 31 anos, o qual foi orientado quanto aos procedimentos legais cabíveis.

05 – LESÃO CORPORAL GRAVE EM PINHÃO.

Por volta das 23h do dia 12 de abril de 2020, na Rua Beija-Flor, Bairro Água verde, a equipe policial deslocou até ao Hospital Santa Cruz, onde deu entrada um homem de 36 anos, que havia levado uma facada próxima ao pulmão. A prima da vítima informou que, o mesmo relatou estava em sua casa junto com alguns amigos bebendo, quando do nada, só sentiu uma coisa fria perfurando o seu corpo, e, nisso começou a sentir falta de ar, ainda que o mesmo foi encaminhado em caráter de urgência para Guarapuava, onde permaneceu internado. Durante a confecção do boletim de ocorrência foi constatado que a vítima possuía um mandado de prisão em seu desfavor. A equipe policial informou o Copom/16ºBPM, para procedimentos.

06 – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE EM TURVO.

Por volta das 18h30min do dia 12 de abril de 2020, na Estrada Rural Faxinal Boa Vista, após denúncia de que uma mulher teria sido encontrada desacordada no interior do banheiro da residência, provavelmente sem vida. Deslocado juntamente com a equipe da saúde local, e confirmado o óbito de uma senhora de 72 anos, que não apresentava indícios de crime, sendo liberado no local para a funerária realizar os procedimentos cabíveis. Em contato com a nora da senhora em óbito, a mesma informou ter conversado com ela as 12h00min e que ao retornar as 18h30min, encontrou a sogra caída no chão do banheiro, e que ela tem histórico de problemas cardíacos. Os familiares foram orientados.

07 – DISPARO DE ARMA DE FOGO/ PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM TURVO.

Por volta das 21h30min do dia 12 de abril de 2020, na Estrada Rural, Faxinal Boa Vista, relatou o solicitante que se encontrava em um posto de combustíveis, quando um homem de 28 anos, chegou em sua caminhonete S10 de cor preta e repentinamente iniciou uma série de xingamentos contra o mesmo, e em determinado momento o ameaçou dizendo que iria buscar a arma no veículo, momento que o solicitante adentrou ao seu veículo e deixou o posto. Cerca de 40 minutos depois, estava em sua residência com seus familiares, quando ouviram vários disparos de arma de fogo, e visualizaram o autor com uma espingarda, aparentando ser uma “calibre 12″, o qual se evadiu em seguida tomando rumo ignorado. Diante do relato, foi deslocado até a residência da vítima onde foram constatadas várias marcas na parede e na janela da residência aparentando disparos de arma de fogo. De posse das características do autor foram iniciadas as buscas e localizado o autor na sua residência, onde foi dada voz de prisão ao

mesmo, o qual não ofereceu resistência, e localizada a arma na camionete GM/S10 de cor preta, sendo uma espingarda 12GA, 3” Chamber marca Boito modelo Pump, com capacidade para 8 disparos, com uma munição intacta e no chão da caminhonete 6 estojos deflagrados. Diante disto foi deslocado até o pelotão de polícia militar de turvo para confecção do boletim de ocorrência e posteriormente encaminhado vítima, armamento e autor até a 14 SDP.

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ALM

Comentários