16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR: Ocorrências de Domingo para Segunda-feira

por guaranoticias

Atualizado às 08h43

 

OCORRÊNCIA COM ENCAMINHAMENTO:

01- CONDUZIR VEÍCULO AUTOMOTOR COM CAPACIDADE PSICOMOTORA ALTERADA EM RAZÃO DA INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL E DROGAS PARA CONSUMO PESSOAL.

No dia 01 mar. 2020 às 05h20min, na Avenida Pref. Moacir Júlio Silvestre, Centro, a equipe fora acionada para prestar atendimento a um acidente de trânsito. No local, acidente do tipo choque com objeto, onde segundo relato verbal do condutor de 22 anos, este transitava pela Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri (sentido centro a vila bela), quando em dado momento, acabou por perder o controle da direção, e por consequência veio a colidir em primeiro momento, contra a uma parede, e em seguida contra uma porta de vidro do rol de entrada, por fim contra uma grade de proteção, todos pertencentes a um imóvel, na referida avenida, sob a responsabilidade de um senhor de 31 anos. Convidado o condutor do veículo a realizar o teste do etilômetro, o qual aceitou de pronto, obtendo resultado de 0,38mg/l. Diante do resultado apresentado, foi dada voz de prisão ao condutor, a luz do artigo 306 do C.T.B., o qual foi conduzido até a delegacia de polícia civil 14ªSDP. Sendo apresentado a autoridade policial competente, para que sejam adotadas as medidas pertinentes ao caso. Antes do condutor ser encaminhado até a referida delegacia, foi realizado busca pessoal, para salvaguardar sua integridade, bem como da equipe policial, que ora o conduzia, contudo, durante a busca pessoal foi localizado no bolso da calça, lado esquerdo, certa quantia de substância análoga, a maconha, que após a devida pesagem, auferiu a quantia de 0,2g (duas gramas) compactadas em um invólucro, e ainda 01 (um) cigarro, também da mesma substância, com 0,1g (um grama). Sendo assim, tais objetos também foram entregues na mencionada delegacia. Por fim, no que tange ao veículo, este foi recolhido ao pátio do 16ºBPM.

02 – RESISTÊNCIA E DESOBEDIÊNCIA.

No dia 01 mar. 2020 às 23h20min, na Rua Simeão Varela de Sa, Vila Carli, conforme informações repassadas via COPOM que em um Bar e nas imediações, estaria ocorrendo Perturbação da Tranquilidade, mediante veículos com som excessivamente alto, gritaria, algazarra, brigas, e obstrução da via pública. A equipe ROTAM deslocou até o local, onde foi visualizado cerca de 200 pessoas em via pública, obstruindo as Ruas Simeão Varela de Sá e Rua Júlio de Castilho. Sendo que na chegada ao local, um senhor que se identificou como proprietário de um restaurante, solicitou ajuda para que ele e seus funcionários pudessem sair do local com seus veículos, haja visto a obstrução das vias. Diante dos fatos a equipe ROTAM, com a intenção da Manutenção da Ordem Pública, e utilizando de Técnicas Policiais para Controle de Distúrbios Civis, foi realizado uma linha de Policiais que passaram a verbalizar para que as pessoas que se encontravam obstruindo as vias se retirassem do local, sendo que uma parte acatou as orientações verbais, e que durante a ação, foi constatado o consumo de bebidas alcoólicas e uso de entorpecentes em Via Pública pelos frequentadores do local. Após a dispersão do público, alguns indivíduos que estavam no interior do Bar, passaram a gritar para equipe policial, neste momento um indivíduo de 30 anos, veio até a entrada do estabelecimento, e passou a dizer aos Policiais, “aqui vocês não vão entrar, aqui mando eu, ninguém vai entrar aqui!”, sendo explicito a vontade do cidadão em obstruir o Serviço Policial, e que neste momento foi dada voz de abordagem, o qual não acatou Ordem Legal, e continuou a gritar com os Policiais, sendo então lhe dada voz de prisão, o qual não acatou ordem legal novamente, sendo necessário o emprego de Força Física, para conter o mesmo, e que no momento em que a equipe realizava a prisão, uma pessoa do sexo masculino de 18 anos, passou a empurrar os Policiais, a fim de Arrebatar o Preso, Momento em que outras pessoas tomara a mesma atitude, sendo necessário o emprego de bastões, afim de dispersar os

indivíduos. Após isso foi possível realizar a retirada dos indivíduos do local, os quais receberam voz de prisão. Ambos foram encaminhados até a 14º SDP, onde foram entregues para procedimentos cabíveis. Sendo que da referida ação, resultou em lesão na mão esquerda de um integrante da equipe rotam, não sendo possível precisar quem teria causado tal Lesão. Cabe ressaltar que ambos os conduzidos apresentavam visíveis sinais de embriaguez como odor etílico, olhos avermelhados, fala pastosa e euforia excessiva.

OCORRÊNCIAS SEM ENCAMINHAMENTO:

01- VEÍCULO RECUPERADO.

No dia 01 mar. 2020 às 06h00min, na Rua Brigadeiro Rocha, Bonsucesso, onde relatou o solicitante de 19 anos, que deixou seu veículo VW/Gol branco, placas AHH-9453, estacionado na Rua Brigadeiro Rocha, por volta das 23h15min., e ao retornar por volta das 05h00min., não encontrou seu carro. Diante dos fatos o solicitante foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis. Durante patrulhamento a equipe localizou o veículo na Rua Antônio Rebouças, sendo realizada a entrega do veículo ao proprietário no local.

02- FURTO QUALIFICADO.

No dia 01 mar. 2020 às 08h40min, na Rua Carambeí, Santana, a equipe PM foi acionada para atendimento de furto na Escola Mahatma Gandhi, no local em contato com o solicitante de 53 anos, este relatou que haviam estourado uma porta que dá acesso ao laboratório de informática, e que do interior foi subtraído cerca de vinte notebooks, Marca Positivo, cor verde, relata ainda que o alarme do estabelecimento não disparou. No local se fez presente o diretor da escola. O estabelecimento de ensino possui câmeras de monitoramento, sendo então visualizado a ação criminosa, onde aparecem dois indivíduos cometendo o fato. Foi verificado também que uma das câmeras foi danificada na ação. Diante dos fatos foi orientado o solicitante sobre procedimentos. Obs. As filmagens do fato não repassadas a equipe policial.

03 – FURTO QUALIFICADO.

No dia 01 mar. 2020 às 19h33min, deslocado na Rua Manoel Bandeira, Conradinho, no local o solicitante de 50 anos, informou que se ausentou de sua residência em data de 28 de fevereiro, por volta da 19hrs, e que ao retornar na data supracitada se deparou com uma escada encostada em seu muro, e a porta de vidro da churrasqueira arrombada, e constatou que haviam furtado diversos objetos, sendo: 01- TV 55 Pol. marca Samsung, 01- Notebook marca Acer, 01- Tablet (não sabe a marca), 01- mochila escolar, 20 Kg de Carne e vários alimentos. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos legais.

04 – DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA.

No dia 01 mar. 2020 às 22h45min, na Av. Das Profissões, residencial 2000, conforme relatou o solicitante de 30 anos de idade, que sua avó possui medida protetiva em desfavor de seu pai, e que na referida data, o mesmo foi até o local para querer pernoitar. Relatou ainda que seu pai foi preso em data anterior por Violência Doméstica e que estava agressivo e ameaçando seus familiares. O autor não se encontrava no local e após patrulhamento não foi localizado.

OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO:

01- ATENDIMENTO DE ACIDENTE.

No dia 01 mar. 2020 às 05h00min, na Av: Sebastião de Camargo Ribas, São Cristóvão, o veículo Fiat/Palio, cor cinza, colidiu contra um poste vindo a danificar o mesmo, deixando o bairro sem energia. Deste dano o poste ficou com risco de queda, sendo acionado a empresa responsável pelo fornecimento de energia para prestar apoio e reparos. Segundo um morador, três pessoas saíram do veículo, todas do sexo feminino, as quais adentraram em um outro veículo, modelo Uno e abandonaram o veículo acidentado. Foi consultado, via sistema operacional, que consta débitos para o veículo Pálio, sendo este recolhido ao pátio do 16º BPM.

02 – ATENDIMENTO DE ACIDENTE.

No dia 01 mar. 2020 às 10h32min, na Rua Barão do Rio Branco, Boqueirão, relatou a solicitante de 24 anos, que transitava pela via com sua motocicleta Yamaha/Factor YBR 125, de cor vermelha, sentido centro/bairro, quando uma criança veio a sair do pátio da casa, e que não teve como desviar e acabou colidindo com a sua motocicleta contra a criança. Esta identificada com 03 anos e nove meses de idade. A criança foi conduzida até a Upa Batel pelo Corpo de Bombeiros, acompanhada pelo seu pai e a condutora. A motocicleta ficou no pátio da casa dos familiares da vítima, consultado o veículo não se constatou nenhum débito documentais, sendo orientado as partes quanto as demais medidas.

03 – ATENDIMENTO DE ACIDENTE.

No dia 01 mar. 2020 às 10h30min, na Rua João Keller, com a Rua Brasílio Ribas, Industrial, a equipe atendeu ocorrência de acidente de trânsito onde a motocicleta Yamaha/YBR125 Factor k1, conduzida por uma pessoa do sexo feminino de 33 anos, transitava pela Rua João Keller, sentido bairro industrial/PR-466,via preferencial, quando no cruzamento com a Rua Brasílio Ribas, envolveu-se em acidente de trânsito, tipo abalroamento transversal, com o ônibus M.Benz/busscar micruss, conduzido por um senhor de 61 anos, que transitava pela Rua Brasílio Ribas, sentido Bairro Industrial/Bairro Vila Carli. Do evento resultaram em ferimentos na condutora da motocicleta e no passageiro de 34 anos, os quais foram socorridos pelo SAMU e encaminhados até a Urgência Municipal do Bairro Primavera. Também resultaram em danos materiais, de média monta, na motocicleta e danos materiais, de pequena monta, no ônibus. Realizada consulta operacional, não foram constatadas restrições/irregularidades, relacionadas aos condutores e ao ônibus, porém, foi constatado que a motocicleta possui débitos pendentes. Diante dos fatos a motocicleta foi autuada pela infração de trânsito e removida, conforme medida administrativa prevista no código de trânsito, ao pátio do 16ºBPM. Durante o atendimento foi observada a existência de divergência nas declarações dos envolvidos, com relação a identificação dos condutores, pois o condutor do ônibus afirmou que uma pessoa do sexo masculino conduzia a motocicleta, enquanto que a mulher de 33 anos afirmou ser, além de proprietária a condutora da motocicleta, no momento do sinistro, sendo também tal declaração confirmada verbalmente pelo homem de 34 anos, que disse ser passageiro da motocicleta, o qual não declarou por escrito, devido aos ferimentos resultantes do acidente. Devido à inexistência de testemunhas no local, ou outros elementos, que auxiliassem a esclarecer tal divergência, foram colhidas as declarações por escrito, conforme de praxe, tanto dos condutores e orientados quanto aos procedimentos.

OCORRÊNCIAS EM OUTROS MUNICÍPIOS OU LOCALIDADES:

01 – DISPARO DE ARMA DE FOGO EM LARANJEIRAS DO SUL

No dia 01 mar. 2020 às 10h50min. Na Rua Carlos Gomes, Bairro Presidente Vargas, várias ligações, via 190, as quais informavam que um indivíduo de camiseta rosa e calção jeans, havia efetuado disparos de arma de fogo em frente a uma casa. Ao chegar no local a equipe policial encontrou algumas pessoas no local as quais relataram que um indivíduo de 33 anos e seu amigo de 18 anos, estavam conversando, quando os dois passaram a discutir, momento que o cidadão de 33 anos, adentrou a residência, pegou um facão e partiu para cima do amigo, este por sua vez tomou o facão e correu para casa, retornando alguns minutos depois com uma arma, do tipo espingarda, de posse da arma de fogo, efetuando dois disparos e saindo em seguida. Diante das informações repassadas as equipes policiais passaram a realizar buscas, localizando o indivíduo algumas quadras à frente. Durante a abordagem o autor entregou um facão, porém negou os fatos e disse que não tem arma de fogo. Dada voz de prisão e encaminhado para a delegacia de polícia.

02 – DESACATO, DESOBEDIÊNCIA, RESISTÊNCIA EM PITANGA.

No dia 01 mar. 2020 às 19h40min, em patrulhamento na Rua Fernando Amaro, Bairro Santa Izabel, quando nas proximidades do Estádio, foi avistado um masculino suspeito em um lugar ermo, ao se aproximar este proferiu palavras de baixo calão a equipe policial, demonstrando a intenção específica de ofender a equipe por sua função. Sendo então, dada voz de prisão por desacato ao cidadão de 18 anos, o qual proferiu mais xingamentos, investindo contra os policiais com socos, pontapés e arranhões, agredindo um policial na perna e um arranhão no

braço direito. Diversas pessoas que estavam próximas a um bar, começaram a interferir na Ação Policial jogando pedras e tijolos contra a equipe e a viatura, sendo que um tijolo que foi arremessado veio a acertar o colete de um policial na parte frontal, e ainda os objetos arremessados atingiram o teto da viatura, a porta traseira do lado esquerdo e o forro de porta dianteiro do lado direito, causando danos na viatura. Com isso, foi solicitado apoio para a equipe ROTAM, sendo que com a chegada do reforço Policial três masculinos que participavam da ação e arremessavam objetos na viatura, empreenderam fuga e logo em seguida foram abordados. Sendo eles um adolescente de 15 anos, um jovem de 18 anos e um masculino com 33 anos de idade. Todos foram encaminhados para a 45ª DRP para os procedimentos necessários, sendo realizado o Auto de Resistência à Prisão para o cidadão que proferiu xingamentos a equipe e resistiu à prisão. Acionado o Conselho Tutelar.

03 – INFRAÇOES DE TRANSITO, CONDUZIR VEICULO AUTOMOTOR COM CAPACIDADE PSICOMOTORA ALTERADA EM RAZÃO DA INFLUENCIA DE ÁLCOOL OU DE OUTRA SUBSTÂNCIA PSICOATIVA QUE DETERMINE DEPENDENCIA EM TURVO.

No dia 01 mar. 2020 às 20h10min, durante patrulhamento pela Rua Paraná, esquina com Avenida Maria Bettega, foi visualizado o veículo GM Corsa de cor Branca, com o volume do Som Excessivamente Alto. Diante disto foi dada voz de abordagem ao condutor, o qual ao visualizar a Viatura Policial empreendeu fuga com o veículo. Realizado o acompanhamento tático fazendo uso dos Sinais Luminosos e Sonoros, e abordado aproximadamente 700 metros do local, na Avenida 12 de Maio, onde se encontravam várias pessoas, as quais correram riscos devido a alta velocidade do veículo. Identificado o condutor de 29 anos de idade, o qual desceu do veículo cambaleando e com a fala enrolada, sendo possível constatar visível estado de embriaguez alcoólica. Foi indagado o mesmo sobre sua CNH tendo respondido que não possui, sendo realizada consulta operacional do veículo e constatado que possui débitos de licenciamento, o qual foi recolhido ao Pátio do Pelotão de Policia Militar, onde foram confeccionadas as notificações cabíveis e o condutor foi orientado sobre a realização do teste Etilométrico, o qual aceitou fazê-lo, que resultou em 0,96 mg/l. Diante disto, o foi dada voz de prisão ao condutor, orientado sobre seus direitos, e conduzido até a 14ª SDP.

04 – CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL EM LARANJEIRAS DO SUL.

No dia 01 mar. 2020 às 20h30min, em patrulhamento na Rua Francisco Mierzva, Bairro Cristo Rei, abordado um indivíduo de 21 anos em via pública e constatado um Mandado de Prisão em aberto pelo Artigo 33, tráfico. Dada voz de prisão ao indivíduo e encaminhado até a 15° SDP.

Comentários