16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR: Ocorrências de Domingo para Segunda-feira

por guaranoticias

Atualizado às 09h14

 

OCORRÊNCIAS COM ENCAMINHAMENTO:

01 –CONDUZIR VEÍCULO AUTOMOTOR COM CAPACIDADE PSICOMOTORA ALTERADA EM RAZÃO DE ÁLCOOL EM GUARAPUAVA.

Por volta das 04h40min do dia 14 de junho de 2020, equipe do Oficial CPU, em patrulhamento, pela Rua Saldanha Marinho, Bairro dos Estados, quando em dado momento um veículo VW gol cor vermelho saiu do acostamento que estava estacionado e cruzou na frente da viatura em alta velocidade. A equipe iniciou acompanhamento tático com sinais sonoros e luminosos ligados, tentando dar voz de parada ao veículo, porém este continuou em fuga em alta velocidade passando direto por lombadas e esquinas, colocando em risco outros condutores que transitavam na via, forçando ultrapassagem de um outro carro que estava a sua frente. Algumas quadras pra frente na mesma rua logrado êxito em abordar o referido veículo. Foi identificado o condutor como sendo um indivíduo, 24 anos, que se recusava a cumprir com as ordens de colocar as mãos na cabeça e se virar de costas. Dizia a todo momento que conhecia o um soldado, policial militar, que ele poderia o “livrar dessa”, não conseguia fornecer informações sobre sua residência, sobre de onde estaria vindo, bem como responder outras perguntas. A todo momento se referia a equipe policial como “mano”, “galo”, dentre outros nomes. Não conseguia responder nossas perguntas e somente dizia que era para falarmos com seu amigo policial e que queria ir pra casa. Procedida a busca pessoal e revista veicular, nada de ilícito foi encontrado. O indivíduo estava com visíveis sinais de embriaguez, cambaleante, fala desconexa, olhos avermelhados, odor etílico e desorientado. Perguntado se este havia ingerido bebida alcoólica confirmou que havia ingerido bebida do tipo cerveja. Foi-lhe oportunizado a realização do teste etilométrico, porém ele se recusou. Diante dos fatos foi dado voz de prisão encaminhado até a 14ª SDP sem o uso de algemas. O veículo foi entregue ao genitor, senhor, cnh com validade em 07/12/2023, o qual compareceu a delegacia, a fim de acompanhar os procedimentos adotados. Foram confeccionadas as notificações pertinentes ao fato. Carteira com documentos e a quantia de doze reais foi entregue ao pai do autor.

02 –ESTUPRO DE VULNERÁVEL EM GUARAPUAVA.

Por volta das 16h00min do dia 14 de junho de 2020, na Rua Antônio Carlos Cunico, Vila Bela, a equipe policial recebeu informação de vizinhos, de que nesse endereço, mora um senhor, 67 anos, o qual teria acabado de recolher duas crianças em sua casa, que sobre este indivíduo, existe a suspeita de abuso de menores. A equipe PM de imediato, foi ao local e ao chegar percebeu cadeado no portão e a residência toda fechada, devido à gravidade da denúncia, a equipe PM adentrou o pátio da residência, pulando o muro e ao se aproximar da porta, o senhor abriu a porta e foi abordado pela equipe PM, após a abordagem foi adentrado a casa e localizado, saindo do banheiro, as crianças, 11 anos e 10 anos. Foi perguntado ao senhor o motivo de ter recolhido as crianças e estar fechado com as mesmas, informou que elas foram até sua casa para comer morangos. As crianças no primeiro momento confirmaram que estariam ali para comer morangos, porém ao conversar particularmente com as crianças, a menina de 11 anos relatou que na data de hoje, logo após ter recolhido elas em sua casa, o senhor tentou abraçar e acariciar a sua prima de 10 anos, a qual confirmou a situação. Durante conversa com as crianças, estas relataram que visitam o senhor com certa frequência, as vezes acompanhada da irmã de 18 anos. Em outras visitas, as crianças relataram ir sozinhas e que certa vez o senhor falou para a criança de 11 anos ” deixe eu pegar nos seus peitos”, a criança também informou

que ganha “ presentes” e dinheiro do senhor, inclusive a dois dias, o senhor lhe deu 5 reais, pois ela queria comprar um brinco. Foi localizado no quarto do individuo, 5 embalagens de comprimidos ” viagra “, que foi perguntado para o mesmo o porque dos medicamentos, pois este já havia informado para a equipe policial, não ser capaz de relacionar-se sexualmente com alguém, ele disse apenas que ” não usa e comprou para uma emergência”. Diante dos relatos foi acionado o conselheiro tutelar, o qual passou a acompanhar a situação. Diante dos relatos das crianças a equipe localizou seus responsáveis e conduziu o senhor e as crianças para a 14ªSDP. Acompanharam as crianças na delegacia, a senhora, avó da criança de 10 anos e a genitora da criança de 11 anos.

OCORRÊNCIAS SEM ENCAMINHAMENTO:

01 – ROUBO EM GUARAPUAVA.

No dia 14 de jun. de 20, às Por volta das 09h55min do dia 14 de junho de2020, uma equipe da Rádio Patrulha deslocou até a Av. Moacir Julio Silvestre, Centro, para atender uma ocorrência de Roubo. No local relatou a senhora, 42 anos, que nesta data quando tentava fazer o internamento no caps do seu ex-amasio, que é morador de rua, o qual saiu correndo tentando levar a sua bolsa, a qual ela conseguiu segurar, no entanto ele acabou levando a força seu celular.

02 –ROUBO EM GUARAPUAVA.

Por volta das 19h00min do dia 14 de junho de 2020, na Rua Turíbio Gomes, Vila Bela

A equipe atendeu uma ocorrência onde relata a solicitante, 30 anos, que caminhava nas proximidades da igreja Divino Espirito Santo, fazendo uso de seu aparelho celular, quando foi atacada por um indivíduo usando roupas escuras e máscaras, este fazendo uso de uma faca, sob ameaça, roubou seu aparelho celular Samsung A 20, cor vermelha, após o fato evadiu-se, tomando rumo ignorado. Realizado patrulhamento, porém sem êxito. Orientado quanto as medidas cabíveis.

OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO:

01 – ATENDIMENTO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO EM GUARAPUAVA.

Por volta das 10h30min do dia 14 de junho de 2020, a equipe do PPTran, deslocou até a Rua Willian Luis Mulani, Santana, para prestar um atendimento de acidente. No local conforme informado pelo senhor, 56 anos, o qual conduzia o vw/logus, realizava manobra em marcha ré. Quando no cruzamento com a Rua Antonio Silvério, veio a envolver-se em sinistro com o veículo vw golf, o qual transitava sentido alto da XV ao colégio Rui Barbosa, quando veio a ser colidido pelo vw/logus, sendo identificado o condutor do vw golf como um homem, 20 anos, do evento resultou em danos materiais em ambos os veículos, sendo estes orientados quanto a realização do bateu, após consulta operacional verificado que ambos os envolvidos e veículos encontravam-se em situação regular.

02 –ATENDIMENTO DE ACIDENTE – SEM ILICITUDE e CONDUZIR VEÍCULO AUTOMOTOR COM CAPACIDADE PSICOMOTORA ALTERADA EM RAZÃO DA INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL OU DE OUTRA SUBSTÂNCIA PSICOATIVA QUE DETERMINE DEPENDÊNCIA EM GUARAPUAVA.

No dia 14 de jun. 20. às Por volta das 21h41min do dia 14 de junho de 2020, na Rua Turíbio Gomes, Vila Bela, a equipe atendeu um acidente do tipo abalroamento transversal, onde o veículo Fiat/Tipo, conduzido por uma mulher, qual transitava pela Rua Turíbio Gomes (via preferencial), sentido Bairro Vila Bela/PR 170, sendo abalroado pelo veículo GM/Monza, conduzido por um homem, 52 anos, que transitava na Rua Mario Edmundo Xavier de Barros, sentido Bairro Vila Bela/Planalto. Do evento não houve vítimas, somente danos materiais, em ambos os veículos. Em consulta aos veículos e condutores, constatado somente que o veículo GM/Monza, possuía débitos pendentes, sendo recolhido ao pátio do 16ºBPM, as demais em situação regular. O homem apresentava visíveis sinais de embriaguez, sendo odor etílico, andar cambaleante e dificuldade em falar. Realizado teste etilométrico, tendo como resultado 0,70 mg/l

.Dado voz de prisão e conduzido o mesmo a 14ªSDP, sem uso de algemas e no camburão da viatura, para salvaguardar o mesmo e a equipe.

OCORRÊNCIAS DE OUTRAS LOCALIDADES:

01 – DIREÇÃO PERIGOSA DE VEÍCULO EM PRUDENTÓPOLIS.

No dia 14 de jun. 20. às Por volta das 00h15min do dia 14 de junho de 2020, a equipe policial realizava patrulhamento nas proximidades do Auto Posto, no momento em que foi avistado uma motocicleta com dois indivíduos transitando em atitude suspeita, no intuito de realizar a abordagem foi realizada a aproximação quando os indivíduos iniciaram a fuga, sendo realizado o acompanhamento tático fazendo uso de sinalização luminosa e sonora, porém o condutor não acatou a ordem de parada evadindo-se da abordagem ultrapassando várias preferenciais e semáforos, no momento que o motociclista transitava pela Avenida São João, veio a arremessar a motocicleta contra a viatura vindo a ocasionar o impacto e a queda dos dois ocupantes, que foram abordados e identificados sendo o condutor um homem, 34 anos e o passageiro um homem, 23 anos, ambos já conhecidos do meio policial e por possuir passagem por tráfico de drogas. A motocicleta tratava-se de uma Honda cg fan ks de cor preta sem placas, que após consulta foi verificado que tratava-se de uma motocicleta baixada pelo Detran. Diante dos fatos foi entrado em contato com a delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis onde foi informado que não receberiam os envolvidos pelo crime de dano ao patrimônio público, sendo então comunicado o adjunto do 16º BPM, o qual acionou o CPU e a equipe do trânsito para que fosse elaborado o Boletim de Acidente de Trânsito, tendo em vista que ocorreram danos na viatura a qual foi abalroada pela motocicleta que do sinistro também sofreu danos. Diante dos fatos a motocicleta foi recolhida ao pátio da 4ª Cia/16º BPM e posteriormente encaminhada para à 97ª Ciretran e os envolvidos foram encaminhados ao pronto socorro para atendimento médico. Foram confeccionadas as notificações pertinentes ao caso.

02 – CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL EM TURVO.

Por volta das 14h00min do dia 14 de junho de2020, a equipe policial durante a operação “ostensividade II”, na localidade de Faxinal dos Rodrigues, foi avistado a pessoa sendo um homem, 72 anos, o qual era de conhecimento da equipe que possuía em seu desfavor um mandado de prisão. Após abordagem, e consulta no sistema operacional, foi localizado o mandado de prisão, emitido pela Segunda Vara Criminal de Guarapuava, pelo art 217 – a do Código Penal: estupro de vulnerável, com pena de 12 (doze) anos a cumprir em regime fechado. Dado voz de prisão ao autor, e encaminhado até o Secat em Guarapuava.

03 – ROUBO EM NOVA TEBAS.

Por volta das 19h00min do dia 14 de junho de 2020, na Rua Rui Barbosa, Bairro Catuporanga (Estrada Principal de Acesso a Localidade de Barrerinho Vujanski), a equipe de serviço recebeu uma ligação informando que na localidade rural de Barrerinho Vujanski, estaria ocorrendo um roubo a uma residência. De pronto foi deslocado até a referida localidade, precisamente na casa do senhor, 78 anos, o qual veio a relatar que uma pessoa chegou em sua residência, pedindo combustível(gasolina) emprestado, sendo que no momento que o mesmo abriu a porta da casa, foi rendido por três homens, os quais deram voz de roubo. Informou o senhor que um dos autores estava de posse de um revólver e que ficou com a arma apontada para sua cabeça, que foi amarrado e que não conseguiu identificar os assaltantes. Relatou também o senhor que sua esposa a senhora, 77 anos, estava no quarto, conversando ao telefone com sua filha e quando saiu do quarto, se deparou com os elementos, que a todo momento os ladrões pediam por dinheiro. Ambas as vítimas não conseguiram ver os autores, somente que eram homens de estatura mediana, que um estava de blusa preta e outro de calça jeans. Relatou ainda o senhor que foi lhe subtraído aproximadamente R$ 200.00 reais em espécie, uma espingarda de pressão, com luneta CBC, um revólver .38 da marca H.O, com número de série: E385736 e registro sobre o nº 499.919, de sua propriedade. Diante do fato foi realizado patrulhamento por toda a região, porém até o momento sem êxito em encontrar os autores.

04 –FURTO QUALIFICADO EM PITANGA.

Por volta das 22h10min do dia 14 de junho de 2020, na Rua Artur Mehl, Centro, Pitanga/PR, compareceu a sede da 3ª Cia PM, a pessoa de uma mulher, 27 anos, qual relatou que havia deixado sua motocicleta Honda/CG 150 Titan KS, de cor verde, placa AMZ-7065, estacionada na Rua Artur Mehl, frente a clínica veterinária, com capacete, sem chaves e quando ao retornar ao local, nesta data, por volta das 21h50min, percebeu que a motocicleta havia sido furtada. A vítima foi orientada.

05 – FURTO QUALIFICADO/ RECEPTAÇÃO/ VEICULO RECUPERADO EM PITANGA.

Por volta das 23h30min do dia 14 de junho de 2020, Rua José Bonifácio, (Loteamento Bela Casa 110) Bairro Planalto, a equipe em patrulhamento pela Rua José Bonifácio, foram avistadas algumas pessoas em atitude suspeita em frente a uma residência, as quais estavam tentando ligar o padrão de energia elétrica da residência. Diante da suspeição, a equipe PM, deu voz de abordagem, neste momento um individuo posteriormente identificado como sendo um homem, de 17 anos, empreendeu fuga, o qual foi abordado a 100 metros. Novamente na residência a equipe abordou os demais, identificados como sendo o adolescente, de 16 anos, e uma mulher, de 28 anos, a qual disse ser a proprietária da residência. Após a abordagem foi possível notar pela porta da residência que estava aberta, que no interior da estava uma motocicleta, com as mesmas características da qual tinha sido furtada anteriormente, qual estava sem a placa de identificação, porém foi confirmado através do número do chassi. Que a

proprietária da residência disse que comprou a motocicleta do adolescente, 16 anos, sendo que o mesmo confessou o furto. Diante dos fatos, a equipe encaminhou os envolvidos pelo furto da motocicleta e a mulher por receptação, os quais foram entregues juntamente com o produto do ilícito na 45ª DRP, para autoridade policial competente. Foi acionado o Conselho Tutelar para comparecer na Delegacia.

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DGB

Comentários